Tipos Básicos de Ortodontia
Preventiva
A Ortodontia Preventiva, se baseia na prevenção de possíveis problemas que podem ser percebidos em crianças durante o seu crescimento ósseo facial e durante o começo das trocas dos dentinhos de leite. Nessa ortodontia é comum usarmos aparelhos móveis.
Interceptativa
A Ortodontia Interceptativa é uma ortodontia focada em “parar” a formação do problema. O ortodontista percebe que a criança ou adolescente está começando a desenvolver um problema e pode planejar uma forma de interceptar o problema para que ele não se instale por completo. Esses problemas podem ser de posicionamento de dentes e bases osseas, problemas respiratórios e de posicionamento lingual ou labial inadequado. Nessa ortodontia podemos usar tanto aparelhos móveis como já é possível a instalação de aparelhos fixos na parte anterior do arco.
Corretiva
A Ortodontia Corretiva é a mais comumente vista e é aquela que foca na correção do problema já instalado. Muitas vezes é necessário usar algumas técnicas mais invasivas como procedimentos cirúrgicos extensos ou até extrações de dentes para criação de um espaço para trabalho.
Algumas Tecnologias de Tratamento
Aparelho tradicional
O aparelho fixo é um dos tratamentos mais desejados para a correção de dentes tortos ou de problemas de mordida errada. Visto como a forma mais comum de tratamento ortodôntico, o aparelho fixo é uma ferramenta que exige atenção a médio e longo prazo e cuidados indispensáveis, mas que pode proporcionar ótimos resultados para quem busca corrigir algum problema ortodôntico.
Aparelho lingual
O aparelho fixo é chamado de fixo justamente porque ele funciona por meio de peças coladas nos dentes, chamadas de bráquetes, geralmente produzidos a partir de ligas de aço inoxidável, e que são colados aos dentes com resina. Os bráquetes colados em cada dente recebem um arco de metal maleável, parecido com um arame de metal. O aparelho lingual é outra versão que também tem benefícios estéticos, já que nela os bráquetes são colados na parte interna dos dentes, do lado da língua, a chamada face lingual.
Aparelho Estético
No chamado aparelho estético, seus bráquetes ou as peças coladas aos dentes não são feitos de metal e sim de outros materiais estéticos, como o policarbonato, a porcelana ou a safira, cada um com um grau diferente de translucidez, que são muito parecidos com a cor dos dentes naturais, e ficam camuflados na boca, por isso são considerados “estéticos”.
Aparelho auto-ligado
Os aparelhos que utilizam o sistema de bráquetes “auto-ligados” apresentam um design menor, mais moderno funcionalmente e seguram melhor os arcos ou fios ortodônticos, sem a necessidade de utilização e troca das tradicionais borrachinhas coloridas a cada consulta de manutenção (neste caso, só os arcos com diâmetros e desenhos diferentes são trocados a cada consulta).