Você tem Halitose?

Halitose não é uma doença e sim indicativo de alguma alteração no organismo. Situação em que odores exalados durante a inspiração ou expiração de maneira desagradável ou fétida, trazem constrangimento e tem impacto  no aspecto social , profissional e pessoal. E acreditem, 90% tem origem bucal.

O mau cheiro é provocado por compostos voláteis eliminados no metabolismo de bactérias existentes na boca. A grande maioria das causas do mau hálito apresenta origem bucal,como gengivite,periodontite,má higiene da língua ou problemas nas amígdalas. Em menor proporção vem os fatores de origem respiratórias ou digestivas.

Podemos ter dois tipos de halitose. A chamada fisiológica,que ocorre pela diminuição do fluxo salivar,ingestão de bebidas alcoólicas,ingestão de medicamentos,tabagismo ou ingestão de alimentos como alho,repolho,dentre outros. E a halitose patológica relacionada a presença constante de bactérias,em casos de problemas gengivais.

Confirmado o diagnóstico, o tratamento está indicado e consiste em atuação do profissional e do paciente. Remoção dos fatores causais através da profilaxia, raspagens,instrução de higiene bucal, com a correta limpeza dos dentes,língua e uso do fio dental , são atuações do profissional. Cabe aos pacientes colaborar e participar ativamente das causas patológicas. Uma boa alimentação (intervalos curtos), uma boa hidratação(beber água periodicamente) e uma boa higiene bucal são os requisitos necessários.

Algumas vezes, o uso de enxaguantes bucais específicos são necessários e ajudam na neutralização destes odores,mas não eliminam a necessidade do tratamento do fator causal.

Se este é o seu caso, consulte nos. Estamos preparados pra  te ajudar.

Gostou dessa Publicação?